Blog Gastos Inteligentes

Artigo 2 – Gastos inteligentes: como a pandemia afetou o planejamento das empresas

A pandemia vem provocando inesperadas e intensas mudanças em diversos aspectos das nossas vidas. A forma como vivemos e nos relacionamos não é mais a mesma, cabendo às pessoas, físicas e jurídicas, adaptarem-se para sobreviver a esse momento. Sugestão: cabendo às pessoas, físicas e jurídicas, adaptarem-se para sobreviver a esse momento.

Para as empresas, é fundamental focar na saúde financeira, estabelecendo novas prioridades no planejamento de gastos. Entregas que antes eram importantes podem ter perdido sua relevância, e novos investimentos se fazem necessários para superar a crise.

Além de questionarem seus gastos, as empresas devem reduzir desperdícios, otimizando seus processos na busca por mais eficiência. A busca por eficiência deve ser orientada por dados, e a transformação digital tem um papel de destaque nesse processo.

Uma gestão inteligente de gastos pressupõe uma adaptação às novas necessidades, e a chave para o sucesso tem sido priorizar a transformação digital, integrando a tecnologia a todos os aspectos da empresa, acompanhada de uma mudança de cultura, processos e experiência do cliente.

Tecnologia no protagonismo da gestão inteligente

Uma pesquisa global feita pela consultoria americana McKinsey&Company constatou que, nesse período de pandemia, a adoção de novas tecnologias pelos negócios foi acelerada, avançando o que era esperado para três ou quatro anos. E o oferecimento de produtos digitais avançou o que se estimava que ocorresse em sete anos!

A pesquisa verificou também que houve uma mudança na mentalidade dos gestores sobre o papel da tecnologia nos negócios. Em um levantamento feito em 2017, quase metade dos profissionais classificou a economia de custos como uma das prioridades para suas estratégias digitais. Agora, apenas 10% consideram a tecnologia da mesma maneira, enquanto mais da metade afirma que está investindo em tecnologia para obter vantagem competitiva ou redirecionando todo o seu negócio em torno das tecnologias digitais:

A transformação digital trouxe mudanças na forma de operar e gerir os negócios, e muitas dessas mudanças vieram para ficar. Afinal, a tecnologia é uma forma eficaz de responder aos desafios da pandemia. Mas, cabe aos gestores, identificarem quais ofertas tecnológicas trazem mais benefícios aos negócios.

Como inserir a tecnologia no planejamento da sua empresa

Nesse momento de crise, as empresas devem focar na economia de custos e geração de caixa, utilizando tecnologias que otimizem seus processos e, ao mesmo tempo, sejam viáveis e forneçam recursos que atendam às necessidades do trabalho remoto.

Assim, a tecnologia desenvolvida pela insurtech AVITA é uma grande aliada. Com uma solução desenvolvida especialmente para o ecossistema de garantias, a AVITA oferece uma plataforma completa que reduz o custo e o tempo para emitir e gerenciar seguros garantia e fianças locatícias.

Ajudando seus clientes a automatizar a contratação e gestão de grandes volumes de garantias, AVITA entrega um serviço de alto valor agregado, diminuindo os custos operacionais e financeiros relacionados à contratação e gestão de garantias e contribuindo para a preservação do caixa da empresa.

Repensando a alocação de gastos e buscando mais eficiência na gestão do seu negócio? A AVITA oferece uma plataforma que elimina as ineficiências e reduz perdas na contratação e gestão de seguros e fianças locatícias. Fale com nossa equipe!