Embedded Insurance é um divisor de águas para o mercado de insurtechs

Atualizado em 21/02/2024 - Publicado previamente em 10/04/2023

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre o embedded insurance (seguro embutido ou incorporado, em tradução literal). Mas o curioso é que esse tipo de seguro sequer é novo. Na verdade, ele é praticamente onipresente, sendo oferecido como um complemento para diversos produtos e serviços. 

Em resumo, agrega-se uma proteção em produtos ou serviços como parte integrante da jornada do cliente. Quando se compra uma passagem de avião ou ônibus, ingressos para shows, opta por proteção estendidas em um novo celular ou espera que suas encomendas cheguem corretamente em sua residência, acredite, o embedded insurance está presente.

Até agora, portanto, tratava-se mais de projetar seguros nas necessidades específicas de cada bem, não de facilitar sua compra. Então, por que todo o barulho agora?

É o que veremos nesse texto.

Por que o embedded insurance está em alta?

A aquisição de seguro não é algo com que a maioria dos consumidores se preocupe. De acordo com uma pesquisa do Swiss Re Institute, o vácuo de proteção dobrou entre 2000 e 2020. E, desde 2019, há uma lacuna de proteção global de seguros que chegam a US$ 1,2 trilhão em três principais grupos de risco: catástrofes naturais, taxas de mortalidade e assistência médica como os principais fatores contribuintes. Ásia e América Latina demonstrando as lacunas mais significativas.

O embedded insurance procura resolver esses hiatos de proteção. A chave é tornar o processo de compra mais fácil e mais holístico. Por exemplo, comprar um seguro de carro e uma garantia de uma só vez faz sentido, podendo haver, muitas vezes, um índice de sinistralidade mais baixo associado ao seguro incorporado.

Essas soluções oferecem aos clientes facilitado acesso a produtos de seguro e jornadas aprimoradas. Em contrapartida, as seguradoras obtêm acesso a novos segmentos de clientes que, de outra maneira, seriam difíceis de alcançar. Ou seja, é uma situação de ganha-ganha para clientes, empresas e seguradoras.

É por isso que o embedded insurance está em alta, estimando-se que esse mercado atinja US$ 722 bilhões até 2030, crescimento que será impulsionado pelos mercados chinês e norte-americano, que, combinados, deverão representar dois terços do mercado global, segundo levantamento feito pela Ins Tech London.

Quais são as vantagens do embedded insurance?

O embedded insurance traz benefícios tanto para as seguradoras quanto aos clientes.

Para os clientes, essa modalidade de seguro permite que consumidores se protejam contra perdas não seguradas com pouco ou nenhum envolvimento. Isso significa que aqueles que estão menos informados sobre o seguro ainda podem receber proteção a preços mais acessíveis.

Já as seguradoras podem ser mais reativas, ou seja, estarão no lugar certo, na hora certa e capazes de fornecer seus produtos aos seus consumidores no momento em que estão adquirindo um produto ou serviço. Ademais, a tecnologia é um grande diferencial, pois ajuda a reduzir o custo de distribuição do seguro, tornando-o mais acessível a várias pessoas e nas mais diversas circunstâncias. E mais: cotações digitais são praticamente instantâneas, com políticas transparentes e sem taxas ocultas. Logo, o processo do início ao fim foi projetado para ser facilmente entendido por qualquer pessoa, de forma simples e rápida.

Combinando o melhor dos dois mundos

As insurtechs podem ajudar as seguradoras tradicionais a otimizar processos e alcançar eficiência operacional com tecnologia e inovação. Com sua estrutura ágil, mentalidade de startup e modelo guiado por dados, as insurtechs estão fortemente posicionadas para atender rapidamente às necessidades dos clientes.

Impulsionadas em grande parte pelo design e seus recursos digitais avançados, as insurtechs entendem o complexo ecossistema da distribuição digital e simplificaram o processo de ponta a ponta. Elas também criam oportunidades para oferecer serviços relevantes nos quais os consumidores podem ficar interessados ​​no momento da aquisição do produto ou serviço.

É fato que as seguradoras tradicionais detêm um forte valor de marca, têm uma presença estabelecida em diversos mercados e profundo conhecimento em seguros. Portanto, há oportunidade para as insurtechs colaborarem com elas para expandirem rapidamente, alcançando mais clientes e, consequentemente, a receita.

O embedded insurance representa uma oportunidade revolucionária para repensar os modelos de negócios tradicionais. A Avita é parceira das empresas nesse processo de transformação do mercado de seguros, oferecendo uma plataforma que elimina as ineficiências e reduz perdas na contratação e gestão de seguros e fianças locatícias.

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Fontes:

https://insurtech.com.br/seguros/como-embedded-insurance-mudara-a-cara-do-comercio-eletronico/

https://www.instech.co/insight/insurance-to-embed-or-not-to-embed

https://www.swissre.com/dam/jcr:b4cac90e-a60f-4e33-bed2-497e52ff04b5/como_o_resseguro_pode_ajudar_a_resolver_a_lacuna_de_protecao.pdf

https://riskandinsurance.com/global-protection-gap-reached-trillions-but-might-be-good-news/#:~:text=There%27s%20a%20global%20insurance%20protection,of%20these%20risks%20are%20insured.

https://www.insurtalks.com.br/posts/embedded-insurance-a-modalidade-de-negocios-em-expansao-no-mercado-segurador

https://www.insurtech.com.br/seguros/quatro-maneiras-de-o-embedded-insurance-transformar-a-industria-em-2022/