Confira estudos que mostram que as seguradoras estão priorizando o investimento sustentável e a transformação tecnológica à medida que as preocupações com as mudanças climáticas se intensificam. E entenda porque o AVITA é uma plataforma com práticas sustentáveis.
É impossível ignorar que as mudanças climáticas e as questões de sustentabilidade são tópicos quentes (desculpem o trocadilho). Diariamente, esses temas são debatidos nos noticiários, em conferências entre países e nos parlamentos de todo o mundo. Pode-se afirmar que os problemas ambientais estão entre as áreas de conflito mais complexas e desafiadoras em nosso mundo moderno.
De acordo com estudos do Emission Gap Report da ONU, nosso planeta está a caminho de atingir um aumento de temperatura de 3,2º Celsius até 2100. Isso levará a um aumento na frequência de eventos climáticos extremos e a uma redução significativa no crescimento do PIB global.
Por esse motivo, empresas de diversos setores estão levando em consideração temas como emissões de carbono e sustentabilidade antes de tomar decisões.
Felizmente, os desenvolvimentos tecnológicos estão ajudando muitas companhias a se tornarem ambientalmente responsáveis, sem afetar o crescimento econômico. E as insurtechs podem – e devem – colaborar para um desenvolvimento sustentável, de baixa emissão de carbono.
Sustentabilidade nas nuvens
De acordo com um levantamento feito pela Accenture sobre sustentabilidade, 44% dos CEO’s, de diversos setores, estão trabalhando em direção a um futuro net-zero (sem emissões de gases de efeito estufa) para sua organização. Para muitos, a tecnologia de nuvem abrirá caminho para um futuro mais verde.
O uso dessa tecnologia diminui a necessidade de vários locais físicos, traduzindo-se num menor consumo de ar-condicionado, eletricidade CPU’s e softwares utilizados.
Essa mesma pesquisa demonstrou, ainda, que as organizações que migram para a nuvem conseguiram reduzir seu consumo de energia em 65% e reduzir as emissões de carbono em quase 85%. Além disso, o uso da nuvem tem potencial para reduzir as emissões de CO2 em 59 milhões de toneladas por ano, o que equivale a tirar 22 milhões de carros das ruas!
Mas há outras vantagens no uso dessa tecnologia: os benefícios de sustentabilidade vêm com ganhos financeiros significativos. As migrações para a nuvem podem proporcionar economias de até 40%.
Não é à toa que o Gartner prevê que os gastos com tecnologias de nuvem crescerão mais de 23% em 2021 e que 75% de todos os bancos de dados serão implantados ou migrados para a nuvem em 2022.
Inteligência verde
Uma das transformações mais significativas em prol da sustentabilidade ambiental oferecida pelo setor de seguros é a capacidade de executar reivindicações sem contato, ou reivindicações que são totalmente processadas por meio da inteligência artificial.
As principais seguradoras percebem os benefícios dessa automação: prazos reduzidos de semanas para segundos, recursos poupados para que especialistas possam se concentrar em casos complexos e riscos observados em tempo real. Essa última característica é o que torna a inteligência artificial uma aliada da sustentabilidade, pois o monitoramento de riscos ambientais antecipadamente permite que se aja antes que seja tarde demais.
Dessa maneira, as seguradoras são capazes de proteger seus clientes, bem como mitigar eventuais danos decorrentes de catástrofes naturais extremas.
E, com a inteligência artificial prevendo situações ambientais, as seguradoras podem avaliar adequadamente o risco financeiro de possíveis perdas e se orientar por dados mais precisos, o que refletirá sobre os preços dos prêmios.
Inovação em ofertas de produtos e serviços
A sustentabilidade está mudando o comportamento de clientes e consumidores. Por exemplo, casas com eficiência energética construídas de forma sustentável estão em demanda crescente. As pessoas também estão procurando por veículos elétricos, além de produtos com energia renovável e de origem sustentável.
Tudo isso exige que as seguradoras adaptem os produtos já existentes ou desenvolvam novos. Um produto de seguro residencial precisa considerar novas tecnologias e materiais de construção sustentáveis e eficientes em termos energéticos. Da mesma forma, apólices de seguro para painéis solares podem oferecer proteção aos segurados por perdas ocasionadas por falhas e mau funcionamento do equipamento.
Isso incentiva o uso de tecnologias de energia renovável, além de deixar os segurados tranquilos, pois sabem que estarão protegidos contra problemas. Assim, à medida que os clientes procuram soluções de seguro – desde a prevenção e proteção até o suporte pós-evento –, as seguradoras devem considerar o fornecimento de produtos e soluções mais abrangentes que considerem a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.
Não há dúvida de que as novas tecnologias e novas ofertas de produtos podem ajudar a indústria de seguros a ser uma força sustentável. Na AVITA, nosso objetivo é impactar positivamente no planeta, integrando fatores orientados por ESG nas decisões de investimento. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso programa.
Não há dúvida de que as novas tecnologias podem ajudar a indústria de seguros a ser uma força sustentável. Na AVITA, nosso objetivo é impactar positivamente no planeta, integrando fatores orientados por ESG nas decisões de investimento.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso programa.
Fontes:
https://fenseg.org.br/noticias/fianca-locaticia-avanca-em-minas.html
https://www.portoseguro.com.br/seguro-fianca
https://www.abrainc.org.br/abrainc/2020/10/19/a-reviravolta-dos-imoveis/
https://istoe.com.br/seguro-locaticio-ja-movimentou-r-746-milhoes-em-2021/
https://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=34700
https://seudireito.proteste.org.br/seguro-fianca-locaticia-conheca-melhor-essa-garantia/