Existem bilhões de pessoas usando smartphones no mundo e a esmagadora maioria usa aplicativos com base em seus interesses e necessidades. Você pode usar aplicativos para reservar hotel, entrega de comida, conversar, transferência de dinheiro, reservar ingressos… a lista é enorme! Isso significa que você precisa de vários aplicativos para atender às suas necessidades. Para acabar com esse problema, chegou ao mercado um modelo que centraliza todos esses serviços em um único aplicativo que se chama Super Apps.
O que são Super Apps?
Eles combinam vários aplicativos em uma única plataforma. Os usuários podem fazer todas as atividades acima mencionadas (e tantas outras mais) sem instalar um aplicativo separado para cada tarefa. O usuário poderia realizar todas essas tarefas em um aplicativo apenas, que é um Super App.
Sem dúvida, os Super Apps são benéficos para os usuários e tornam a vida muito mais simples e fácil. É por isso que os proprietários de empresas estão reunindo vários serviços em um aplicativo para o ecossistema digital.
Os desafios das seguradoras na implementação dos Super Apps
Em um momento em que o comportamento do cliente está mudando tão rapidamente, diversos consumidores procuram coberturas de seguro para suas necessidades específicas. E as seguradoras podem se beneficiar dessa realidade.
Embora muitas vezes considerado uma ameaça, o surgimento dos Super Apps oferece às seguradoras o potencial de revolucionar sua oferta e, finalmente, entregar um produto mais tangível aos clientes. O uso da tecnologia dessas plataformas possui um conjunto relevante de ofertas virtuais, com potencial de transformar as percepções do consumidor – e, consequentemente, gerar novos fluxos de receita.
No entanto, os desafios de volume enfrentados pelas seguradoras parecem indicar que a melhoria do processo de contratação de seguros é necessária, mas não suficiente para mudar significativamente a percepção do cliente. Isso porque, embora os consumidores não estejam exigindo abertamente os Super Apps, é fato que eles valorizam a conveniência e a acessibilidade que essas plataformas oferecem. Querem ter experiências mais personalizadas com os produtos e serviços que adquirem.
Deste modo, aproveitar telemática para hábitos de motoristas, sensores de proteção doméstica ou dados climáticos para informar riscos localizados em áreas específicas são exemplos de uso de dados que permitem uma avaliação adequada dessa almejada personalização dos seguros. Afinal, os consumidores esperam que as empresas que coletam seus dados forneçam benefícios em troca, como cobertura diferenciada e descontos.
Não há dúvida de que a implementação de tecnologias e usos de dados exige um investimento inicial significativo, uma das principais razões pelas quais a transformação digital tem sido relativamente lenta no setor de seguros. Mas a parceria com insurtechs (que geralmente já utilizam tecnologia de ponta) pode ser uma maneira eficaz e imediata para seguradoras implementarem processos e decisões mais orientados por dados.
De todo o modo, seja em parceria com startups ou expandindo suas próprias operações, o uso de dados e inteligência artificial, juntamente com as proteções apropriadas, agregará um valor tremendo aos serviços prestados, economizando tempo e dinheiro, além de criar experiências mais atraentes para o cliente.
Agora é o momento certo para agir
Na corrida para alavancar novos recursos e obter vantagem competitiva, é importante lembrar que o setor de seguros permanece conectado ao mundo físico e à emoção humana. Tecnologias que podem “ler” o mundo e o comportamento das pessoas são especialmente promissoras para a indústria, notadamente porque, ao aproveitar os dados coletados, as seguradoras podem obter rapidamente uma estimativa dos custos de reparo e uma avaliação sobre se os danos cobertos pelo seguro.
Com o aumento nos eventos de perda e o surgimento de empresas de insurtech, as seguradoras não podem se se dar ao luxo de manterem os processos tradicionais na fidelização dos clientes. Experiências perfeitas, especialmente em plataformas e canais digitais, são cruciais para reter e expandir os negócios.
Portanto, se alguma vez houve um momento para as companhias de seguros evoluírem para atender às necessidades dos clientes, é agora.
Nessa busca pela evolução dos serviços digitais, a Avita é a primeira corretora a desenvolver uma plataforma de nível altamente disruptivo no mercado de seguro garantia.
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Fontes: