Inteligência Artificial transformando o mercado de seguros

A inteligência artificial é um subcampo do machine learning, que simula capacidades humanas como raciocínio, percepção de ambientes e análise de dados para aprendizado e tomada de decisões. 

Assim, permite o desenvolvimento de tecnologias capazes de executar tarefas específicas tão bem quanto um ser humano, tornando-se uma das grandes tendências do mercado de seguros para os próximos anos.

 

Inteligência artificial aplicada à indústria de seguros

Pesquisa feita pela Tata Consultancy Services constatou que as seguradoras investem em IA principalmente na área de Tecnologia da Informação (59%), porém têm aplicado a IA em diversos outros setores, tais como customer service (46%), finanças (33%), marketing (30%), vendas (28%), planejamento estratégico (24%) e recursos humanos (20%).

Ainda, as empresas que responderam à pesquisa apontaram alguns fatores chave para que um projeto envolvendo o uso de IA traga benefícios:

  • desenvolvimento de um sistema que toma decisões confiáveis;
  • proteção contra ataques cibernéticos;
  • desenvolvimento de um sistema que aprende continuamente para tomar melhores decisões;
  • difusão de uma cultura de confiança na IA.

A pesquisa constatou também que a indústria de seguros foi a que mais investiu em IA em 2015, alcançando o valor de US$ 124 milhões. Em comparação, os outros doze setores entrevistados investiram em média US$ 70 milhões.

O uso de IA pelas empresas tende a avançar muito mais, mas já representa uma vantagem competitiva no mercado atual, pois facilita a personalização dos serviços e o aprimoramento da experiência do cliente (hiperlink artigo CX), que é o foco da indústria de seguros, além de trazer mais agilidade e eficiência a toda a cadeia de processos.

Nesse processo de evolução da IA, o mercado de seguros será transformado completamente, mudando a abordagem de “detectar e reparar” para “prever e prevenir”. É o que explica esse artigo publicado pela McKinsey&Company, que traz também quatro tendências relacionadas a IA que remoldarão o setor de seguros na próxima década. São elas:

#1 Explosão da quantidade de dados pela conexão entre aparelhos

O Fórum Econômico Mundial estima que haverá até um trilhão de dispositivos conectados em 2025. A avalanche resultante de novos dados criados por esses dispositivos permitirá que as empresas entendam seus clientes mais profundamente, resultando em novas categorias de produtos, preços mais personalizados e entrega de serviços cada vez mais em tempo real.

#2 Aumento da presença de robôs no dia a dia

As empresas precisam estar atentas e entender como a crescente presença de robôs na vida cotidiana e em todos os setores mudará os riscos, as expectativas dos clientes e permitirá novos produtos e canais.

#3 Open-source e ecossistemas de dados

Dados estão em tudo. À medida em que se tornam onipresentes, serão necessários protocolos de open-source para garantir que os dados possam ser compartilhados e usados em todos os setores. Várias entidades públicas e privadas se reunirão para criar ecossistemas a fim de compartilhar dados para usos diversos, sob uma estrutura comum de regulamentação e segurança cibernética.

#4 Avanços em tecnologias cognitivas

As tecnologias de aprendizagem profunda atualmente utilizadas principalmente para processamento de imagem, voz e texto evoluirão para diversas outras funções. Com o aumento da comercialização desse tipo de tecnologia, as empresas terão acesso a modelos que estão constantemente aprendendo e se adaptando ao mundo ao seu redor, permitindo novas categorias de produtos e técnicas de engajamento com o público, enquanto respondem a mudanças nos riscos ou comportamentos subjacentes em tempo real.

 

Inteligência artificial na prática

As empresas líderes no desenvolvimento de IA exercem um papel ativo nessa transformação da indústria de seguros, oferecendo soluções inovadoras a partir do uso da tecnologia.

A Avita é um exemplo de empresa que exerce esse papel transformador, sendo a primeira insurtech brasileira a desenvolver uma plataforma online de emissão automática, controle e gestão de seguro garantia e fiança locatícia.

Ainda, por estar ligada com os Tribunais Brasileiros, acompanha os movimentos de cada processo em tempo real, sendo capaz de oferecer aos seus clientes previsibilidade jurídica e financeira.

Os rápidos avanços em tecnologias na próxima década levarão a mudanças disruptivas no setor de seguros, e a AVITA está atenta às tendências do mercado.

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