Hoje em dia, se você comprar um celular pela internet, possivelmente o receberá em sua casa dentro de 24 horas. É possível também abrir uma conta bancária sem a necessidade de comparecer a uma agência. Essas facilidades, que prezam pela rapidez e redução da burocracia, são características dos tempos atuais.
O mercado de seguros, contudo, ainda recebe diversas críticas por conta da burocracia na contratação de um serviço. O preenchimento de formulários extensos, assinatura de contratos diversos e uma linguagem complexa afastam o potencial consumidor.
Por essa razão, o setor de seguros buscou inovar, valendo-se das diversas oportunidades trazidas pela tecnologia. Assim, surgiram as insurtechs, que apresentam soluções digitais para aperfeiçoar e simplificar o processo de contratação de um seguro. Dessa forma, o consumidor pode contratar seguros que realmente se encaixam à sua realidade e aos objetivos do seu negócio.
Vantagens e desafios
Se os clientes têm motivos de sobra para celebrar as novas facilidades e a multiplicidade de seguros no mercado, as seguradoras precisam construir estratégias para essa migração digital, oportunizando a expansão de seus produtos e serviços e aumento da base consumidora.
Dentre as opções das seguradoras para conseguirem inovar, firmar parcerias com startups do ramo das insurtechs pode ser a escolha mais promissora, notadamente porque possibilita a redução de custos e burocracias com os trâmites da contratação do serviço, a ampliação do território de atuação através de atendimento eletrônico e melhora dos modelos de negócios, refletindo em serviços mais personalizados através de inteligência artificial.
E, do ponto de vista das insurtechs, as parcerias são bem-vindas, pois estariam ao lado de representantes já consolidados no mercado, o que resultaria num evidente aumento em prestígio e reputação.
Em que pese as parcerias estarem em ascendência, os números ainda são tímidos. Um estudo da Digital Insurance LatAm demonstrou que somente 56% das insurtechs nacionais trabalham em colaboração com seguradoras tradicionais.
Muitas vezes, a barreira para as parcerias é criada pelas próprias seguradoras que não desejam investir em infraestrutura de tecnologia para atuação com as insurtechs.
Evidente, no entanto, que o sucesso desse mercado depende da capacidade das seguradoras evoluírem para um perfil inovador e digital. E a essas são características da Avita, insurtech especializada na automação de cotação e emissão de apólices de seguro garantia, desburocratizando e agilizando o procedimento.
Por operar de forma 100% digital, a Avita permite que seus clientes façam cotação e emissão de seguro garantia em poucos segundos, bem como o controle das apólices e minutas emitidas, limites, vencimentos, renovações e cancelamentos, independentemente do valor, localidade ou natureza do processo judicial.
A Avita foi fundada em 2019, com o objetivo de apoiar seus futuros clientes, mercado de seguros e partes relacionadas a resolverem questões e problemas relacionados ao ecossistema de garantias judiciais no Brasil, sendo, atualmente, líder de mercado em seu segmento e uma insurtech madura, pronta para parcerias.