O fim do fiador? Saiba por que o seguro fiança locatícia segue

Entenda como funciona o seguro fiança locatícia, modalidade de garantia que mais cresce no Brasil, especialmente porque sua contratação é simples e rápida, dispensando a necessidade do fiador.

 

Um dos maiores desafios de quem opta por alugar um imóvel é a necessidade de um fiador. Não é tarefa fácil, afinal são poucos aqueles que se dispõem a garantir a dívida do inquilino que não paga seu credor. Isso sem contar as enormes burocracias dessa modalidade de contratação…

Apesar da figura do fiador ser uma realidade no mercado de locação, ela está com os dias contados. Isso porque, atualmente, inquilino e locatário se mostram dispostos a resolver a locação de maneira mais rápida, com menos burocracia e sem dever favores a terceiros. Por esse motivo, vem crescendo no segmento imobiliário o seguro fiança locatícia. Trata-se de uma opção criada para aqueles que não têm fiador e que traz benefícios para ambas as partes contratantes.

 

Crescimento do seguro-fiança locatícia

Apesar das incertezas econômicas causadas pela pandemiafoi observado aumento na demanda da locação, inclusive em função de novas necessidades das pessoas, como a incorporação do home office, por exemplo. Como via de consequência, esse aumento também refletiu na contratação do seguro-fiança locatícia.

De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FENSEG), a arrecadação com o seguro-fiança em 2021 cresceu 19,3% em relação ao mesmo período de 2020. No total, as seguradoras faturaram cerca de R$ 750 milhões no ano passado.

O crescimento dessa modalidade de garantia pode ser explicado pela regra contida na Circular nº 587/2019 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que começou a vigorar em março de 2021. Essa norma exige que os seguros sejam emitidos pelo prazo total da locação – que pode chegar a 30 meses. Anteriormente, as apólices de seguros eram emitidas pelo prazo de 12 meses e o locatário precisava renová-la durante o contrato de locação.

Gradualmente, o seguro fiança também se popularizou não apenas entre as seguradoras e o mercado imobiliário, mas também por órgãos de proteção ao consumidor. É o caso da PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, que defende que o seguro fiança é uma boa alternativa para aqueles que buscam uma opção segura e sem burocracias.

A popularização dessa modalidade de garantia também ocorre entre pessoas jurídicas. Na locação de imóveis por empresas, tem sido financeiramente mais atrativo contratar uma fiança locatícia do que oferecer outras formas de caução, como depósito em dinheiro ou fiança bancária, já que contribui para a preservação do caixa das empresas, que, ao optarem pela contratação do seguro fiança locatícia, ficam com seus ativos livres para investirem em oportunidades de negócios.

 

Vantagens do seguro fiança locatícia

Mas, afinal, quais são as vantagens que o seguro fiança representa? Seguem abaixo algumas questões que devem ser consideradas antes de contratar o seguro.

Vantagens para o inquilino:

– Dispensa a indicação de um fiador;

– Evita o desembolso do equivalente a 3 aluguéis para pagar a caução;

– O valor do seguro é diluído nos aluguéis;

– Mais agilidade e menos burocracia na aprovação do contrato;

– Coberturas adicionais de danos físicos ao imóvel;

– O seguro é contratado pelo período do contrato de aluguel, sem necessidade de renovações anuais.

Vantagens para o proprietário:

– Garantia de que receberá todo o valor dos aluguéis e multas previstas;

– Facilidade em despejar o locatário em caso de inadimplência;

– Menos burocracia para a locação do imóvel;

– Auxílio da seguradora em questões jurídicas relacionadas ao contrato;

– Possibilidade de personalizar as coberturas de acordo com suas necessidades e anuência do inquilino.

Ressalte-se que essa modalidade de seguro não se confunde com seguro residencial ou comercial porque não cobre incêndios, raios e explosões. No entanto, o seguro-fiança locatícia pode abranger coberturas de serviços assistenciais, como por exemplo, IPTU, pinturas no imóvel, pagamento do condomínio etc. A escolha das coberturas adicionais deve ser negociada entre proprietário e inquilino. Por isso, importante saber o que você contratou, para não ter coberturas duplicadas e acabar pagando mais por isso.

Além das vantagens mencionadas, a contratação da fiança locatícia pode se dar de forma ágil e descomplicada. Para auxiliar nesse processo, a insurtech Avita criou uma plataforma automática de emissão, gestão e controle das apólices de seguro fiança locatícia. As empresas conseguem emitir uma apólice direto na plataforma, diminuindo seus custos operacionais e financeiros relacionados à contratação e gestão destas garantias.

 

Fontes:

https://valorinveste.globo.com/blogs/julia-lewgoy/post/2021/02/seguro-fianca-cresce-76percent-em-2020-veja-dicas-para-escolher-o-seu-ao-alugar-um-imovel.ghtml

https://fenseg.org.br/noticias/fianca-locaticia-avanca-em-minas.html

https://www.portoseguro.com.br/seguro-fianca

https://imobireport.com.br/5-vantagens-do-seguro-fianca-para-imobiliarias-proprietarios-e-inquilinos/

https://www.migalhas.com.br/depeso/340330/seguros-de-fianca-locaticia-sao-garantia-para-proprietario-do-imovel

https://valorinveste.globo.com/blogs/julia-lewgoy/post/2021/02/seguro-fianca-cresce-76percent-em-2020-veja-dicas-para-escolher-o-seu-ao-alugar-um-imovel.ghtml

https://www.abrainc.org.br/abrainc/2020/10/19/a-reviravolta-dos-imoveis/

https://istoe.com.br/seguro-locaticio-ja-movimentou-r-746-milhoes-em-2021/

https://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=34700

https://seudireito.proteste.org.br/seguro-fianca-locaticia-conheca-melhor-essa-garantia/