O seguro garantia vem ganhando cada vez mais espaço no judiciário. Inicialmente criado para garantir contratos firmados com a administração pública, hoje consta expressamente na legislação brasileira como uma das garantias processuais possíveis, seja para ações cíveis, trabalhistas ou fiscais.
Em razão da pandemia, a discussão tem sido pauta frequente nos tribunais. Algumas empresas, que efetuaram depósitos judiciais em um período de maior liquidez financeira, estão pleiteando a substituição desses depósitos por seguro garantia, a fim de gerar caixa para superar os desafios da crise.
Já existem decisões favoráveis, inclusive em se tratando de execuções fiscais [1]. A seguir, demonstramos como funciona, na prática, a substituição do depósito judicial por seguro garantia.
Contratando uma apólice de seguro e substituindo o depósito judicial
No modelo tradicional de corretagem, a empresa tomadora da garantia apresenta um dossiê com informações e documentos, para fins de análise do risco pela seguradora. Caso o crédito seja aprovado, dá-se a emissão da apólice.
Com a apólice em mãos, a segurada pode apresentar judicialmente o pedido de substituição, acompanhando as movimentações processuais até que a apólice seja aceita e o levantamento do depósito autorizado.
O processo burocrático de emissão da apólice, somada à lentidão do poder judiciário, pode dificultar e alongar em muito o tempo até que se efetive a substituição do depósito judicial pelo seguro garantia.
Além disso, nas grandes empresas, o gerenciamento das apólices demanda um enorme gasto de tempo e energia das equipes jurídicas e de seguros, em razão do volume de demandas.
E se houvesse uma plataforma completa que pudesse eliminar as ineficiências e reduzir perdas de forma automática e segura?
Foi pensando nisso que a insurtech Avita desenvolveu um modelo de trabalho totalmente inovador e único no mercado, eliminando o trabalho de preenchimento de dados, reduzindo o trâmite de emissão de uma apólice para poucos segundos, em um processo totalmente transparente e automatizado.
Além disso, o sistema está conectado com os tribunais brasileiros, acompanhando os movimentos de cada processo em tempo real, dando previsibilidade jurídica e financeira às empresas.
Quer saber como a Avita pode auxiliar a sua empresa a gerar caixa através da substituição de depósitos judiciais por seguro garantia? Fale com nossa equipe!
[1] TRF3, Processo n. 0005292-62.2009.4.03.6100, j. 29/05/2020; TJSPProcesso n. 3002389-09.2020.8.26.0000; j. 14/07/2020; TJSP (Comarca de Sertãozinho), Processo n. 1500048-78.2016.8.26.0597, j. 29/04/2020.